VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE ATAÍDE

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE ATAÍDE

Entre os dias dez e treze de Janeiro, a Paróquia de São Pedro de Ataíde, recebeu a Visita Pastoral de D. António Augusto Azevedo, Bispo Auxiliar do Porto.

A Visita Pastoral cumpriu uma vasta e diversificada agenda em dias intensos e enriquecedores.

  1. António Azevedo, sempre acompanhado pelo Pároco, Pe. António Jorge, visitou no primeiro dia o Externato de Vila Meã, os doentes acamados e a GNR, deixando sempre em cada momento, uma mensagem de fé, de afeto e esperança.

Seguiu-se um jantar num restaurante local que reuniu o Conselho Económico e os membros da Junta e Assembleia de Freguesia.

Este momento, ficou marcado pela importância da partilha de conhecimentos e de uma maior aproximação entre as Instituições de forma a melhor servir a Comunidade.

No segundo dia, o Senhor Bispo efectuou a visita à Associação Emília Conceição Babo (IPSS) e às empresas locais de um modo geral de carácter diversificado e que contribuem para o bem-estar económico e social da Comunidade.

Seguiu-se um jantar, também num restaurante local, com os colaboradores e delegados dos vários grupos Paroquiais, após o qual se reuniram para dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos diversos sectores da pastoral.

Nesta “Assembleia Paroquial”, apelidada assim pelo Senhor Bispo, realçando a importância dos vários órgãos de um mesmo corpo, a Igreja, animados pelo Espírito Santo.

  1. António fez notar ainda a necessidade do serviço missionário na Comunidade cristã e que este pode servir como meio de aproximação e acolhimento.

Ao terminar o dia, passou pela Igreja onde estavam reunidos o grupo do Renovamento Carismático Católico de Vila Meã onde deixou palavras de estímulo e entusiasmo pelo trabalho desenvolvido. Concluiu o dia com a visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã. Aí foi recebido, em parada, pelos Bombeiros, visitou o quartel e tomou conhecimento do seu efectivo.

No terceiro dia, o Senhor Bispo reuniu com as crianças, pais e catequistas que frequentam a Catequese na Paróquia de São Pedro de Ataíde, onde também com elas reforçou a importância da transmissão da fé, relembrando o papel importante e fundamental de ambas as gerações neste processo.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia com a Unção dos Doentes, onde deixou palavras de esperança aos mesmos, agora fortalecidos pela força de Deus, seguindo-se um lanche convívio e um encontro com as Associações Locais com um Jantar partilhado, onde foi visível a comunhão e cooperação entre as mesmas.

De seguida, o Senhor Bispo encontrou-se com os Crismandos / Jovens / Adolescentes do 11º Ano da Catequese, seus Pais e Catequistas.

No último dia da Visita Pastoral, o Senhor D. António Augusto, presidiu à celebração da Eucaristia com o Crisma e a apresentação dos adolescentes que agora iniciam a sua preparação para o Crisma, onde realçou a importância de assumirem o compromisso de continuarem o seu caminho de crescimento na Fé e de integração na Comunidade cristã.

Nesta Eucaristia, procedeu-se à bênção das obras de beneficiação realizadas na nossa Igreja, e cujo o sinal mais visível é a Pia Baptismal, neste dia em que celebramos a Festa do Baptismo do Senhor.

Estiveram presentes nesta celebração um grande número de paroquianos, assim como, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Amarante, o Senhor Presidente da Junta, o Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã e os Senhores empreiteiro, Arquitecto e Engenheiros.

Todos agradecemos pela sua presença. O Senhor Bispo nesta Eucaristia, realçou a comunhão e a corresponsabilidade entre todos. Pois só assim poderemos seguir e crescer na Fé, na esperança e no Amor.

A Visita Pastoral terminou com um almoço convívio “aberto” a toda a Comunidade no Salão Paroquial.

O Senhor Pe. António Jorge, juntamente com o Senhor Bispo, trouxeram quatro dias diferentes, enriquecedores e inesquecíveis.

Esta visita foi muito positiva para a unidade e comunhão na nossa Paróquia.

O Senhor D. António Azevedo, é uma pessoa afável, simpática, humilde e simples que a todos nos conquistou.

Um muito obrigado pela sua Visita e que Deus lhe dê muita saúde e sucesso no seu ministério. Bem-haja!

Rosa Maria