27ª SEMANA DA VIDA – 10 a 17 de Maio de 2020

O tema da Semana da Vida para este ano de 2020 foi inspirado pelo Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, sob o título ‘A Riqueza dos Anos’, que aconteceu em Roma, de 29 a 31 de Janeiro deste ano, consagrado à fragilidade dos mais velhos e ao cuidado que eles nos merecem, e no qual participou uma delegação de Portugal.

Mal sabíamos nós como esta problemática se iria tornar tão evidente e tão premente para todos, uma oportunidade para reencontrarmos o sentido mais profundo da vida, a nossa, a dos outros, a desta casa Comum que habitamos.

Sirvam de orientação estas palavras do papa Francisco, na sua homilia no Domingo da Misericórdia (19 de abril): “Queridos irmãos e irmãs, na provação que estamos a atravessar, também nós, com os nossos medos e as nossas dúvidas como Tomé, nos reconhecemos frágeis. Precisamos do Senhor, que, mais além das nossas fragilidades, vê em nós uma beleza indelével. Com Ele, descobrimo-nos preciosos nas nossas fragilidades. Descobrimos que somos como belíssimos cristais, simultaneamente frágeis e preciosos… Esta pandemia, porém, lembra-nos que não há diferenças nem fronteiras entre aqueles que sofrem. Somos todos frágeis, todos iguais, todos preciosos.”

A oração, e de modo muito concreto a oração com Maria, é o melhor caminho para nos fazer chegar a essa consciência da nossa fragilidade e da nossa preciosidade. Por isso, como tem sido habitual, propomos a Oração do Rosário. Este ano, e por causa do contexto que vivemos, propomos que seja na família e em família que se faça esta oração.

No dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, entre as 21,30 horas e as 22,00 horas, vamos tentar ter uma vigília de oração, com todas as dioceses ligadas à mesma plataforma digital. Esforcemo-nos para que essa oração seja o mais difundida e o mais participada possível, informando as diversas comunidades e famílias e motivando-as à comunhão e participação.

A documentação habitual – cartaz, guião e oração pela vida – está disponível apenas em formato digital, tendo em conta o confinamento a que estamos forçados e nos impede de distribuir a documentação em papel. Poderá também ser descarregada a partir do site: www.leigos.pt

Agradecemos ao padre José Nuno, que tem trabalhado, desde há muito, estas questões da fragilidade, os textos que oferecemos para viver a Semana da Vida deste ano.

Guia da 27ª Semana da Vida – Oração do Rosário