Covid-19: regras de segurança nas celebrações comunitárias

Covid-19: regras de segurança nas celebrações comunitárias

Para o reinício das celebrações comunitárias na Igreja Católica a Direção Geral de Saúde (DGS) disponibiliza cartazes informativos para afixação que estão a ser distribuídos em todas as dioceses.

Com estas informações é dado cumprimento ao nº4 das Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa publicadas a 8 de maio último: “Devem afixar-se, em sítios bem visíveis, cartazes a lembrar as regras de higiene e de distanciamento”.

Mais se recorda que segundo essas mesmas orientações é fundamental respeitar a recomendação da não participação presencial nas celebrações dominicais se a pessoa pertencer a um grupo de risco.

A higienização das mãos e o uso de máscara é absolutamente obrigatório nas celebrações. A máscara deve estar corretamente colocada cobrindo nariz e boca.

Durante a celebração é obrigatório manter a distância de segurança recomendada de 2 metros entre cada pessoa, a não ser que coabitem.

O gesto da paz continua suspenso e o ofertório deve ser feito à saída.

Para comungar os fiéis devem respeitar na fila 2 metros de distância de segurança para com os demais, devendo baixar a máscara 2 pessoas antes de comungar.

Ao receber a hóstia consagrada na mão deverá imediatamente levá-la à boca e voltar a colocar a máscara. A comunhão deve ser feita em silêncio.

Nas celebrações não devem ser distribuídas folhas ou desdobráveis e devem ser seguidas todas as indicações das equipas de acolhimento.

RS