COMUNICADO ÀS PARÓQUIAS

Celebrada a Festa das Ordenações a 12 de Julho de 2020 e saídas as “nomeações” a 22 de Julho de 2020 para a nossa Diocese, foi-nos pedido, pelo nosso Bispo, que fizéssemos uma “Unidade Pastoral” experimental e que esta fosse modelo para a Diocese, para o serviço pastoral nesta zona (Vigararia de Amarante), o que implica uma unidade entre paróquias. Esta Unidade entrará em funcionamento já a partir do meio do mês de Setembro.

Esta unidade Pastoral vai ser constituída por uma equipa Sacerdotal, dois Padres: o Pe. Mário Jorge de Sousa Ferreira e o Pe. António Jorge Correia de Oliveira; dois Diáconos: o recém ordenado Diác. José Pedro de Magalhães Novais, que estará connosco, na sua preparação/estágio Pastoral para a ordenação Sacerdotal e o Diácono Permanente António José da Silva Abreu; e dois Secretários Paroquiais: o Henrique Rolando Pereira Fonseca (Vila Caiz) e o Sérgio Joaquim Nunes Magalhães (Real).

Vão fazer parte desta “Unidade Pastoral” do “Odres e Tâmega” as Paróquias de São Miguel de Vila Caiz, Santa Maria de Fregim, São João Baptista de Louredo, Santa Eulália de Banho e São Romão de Carvalhosa, juntamente com as Paróquias do Divino Salvador de Real, São Pedro de Ataíde, São Paio de Oliveira, São Martinho de Mancelos e Divino Salvador de Travanca.

A Paróquia do Divino Salvador de Castelões de Recezinhos vai passar para a vizinha Vigararia de Penafiel, agregada às “Terras de Recezinhos”.

Foi-nos pedido que o trabalho, em todas estas Paróquias, seja feito em comunhão de unidade pela equipa acima apresentada e por todos os paroquianos, o que terá, forçosamente, de levar a alguns reajustes pastorais. A seu tempo iremos preparando estas mesmas mudanças.

Que o Bom Pastor Jesus Cristo nos ajude a sermos fiéis administradores da Sua Seara e possamos em conjunto fazer uma comunhão interparoquial e tornar as nossas Paróquias cada dia mais Missionárias.