Historial de Banho
CLASSIFICAÇÃO DE BENS IMÓVEIS
IDENTIFICAÇÃO
Património Arquitectónico X Património Arqueológico X Património Misto
- Designação/Nome: Igreja Matriz de Banho.
- Outras Designações: Igreja Paroquial de Banho; Igreja de S. Eulália de Banho.
- Local/Endereço: Banho e Carvalhosa – 4635 – Marco de Canaveses.
- Localidade: Banho e Carvalhosa.
- Freguesia: Banho e Carvalhosa.
- Concelho: Marco de Canaveses.
- Distrito: Porto.
CARACTERIZAÇÃO
- Função Original: Religiosa (Culto).
- Função Actual: Religiosa (Culto).
- Descrição Geral: A Igreja paroquial de Banho. Construída no séc. XVI. Do edifício original, subsiste a estrutura, com a nave muito estreita e comprida, a dimensão do arco triunfal e o esquema do portal.
No séc. XVII são feitas algumas alterações: o arco triunfal é alargado, são rasgadas frestas nas fachadas laterais, para fazer entrar mais luz, e são colocadas as capelas retabulares laterais, em talha dourada maneirista. Essas capelas foram profundamente alteradas por acrescentos e intervenções posteriores, particularmente visíveis nos acabamentos. O retábulo da capela-mor é também alterado, sendo colocada talha.
17 de Abril de 1758 (séc. XVIII): Nas Memórias Paroquiais de 1758,[1] assinadas pelo pároco António Gonçalves Chaves, é referido que a igreja tem por orago Santa Eulália, e que tem três altares: o altar-mor da padroeira, o altar de Nossa Senhora do Rosário e o altar de Nossa Senhora do Despacho e do Menino Jesus. Existe a irmandade de Nossa Senhora do Rosário. O pároco é vigário apresentado pelo Abade do Mosteiro de Travanca e tem de côngrua 35$000, rendendo a paróquia 68$000 ao abade.
1904: A paróquia de Banho deixa de ter pároco próprio, ficando anexa à Igreja de Carvalhosa. Durante o séc. XX: remodelação. Construção da torre, com elementos estruturais de betão à vista. Construção do coro-alto. Pintura das coberturas e intervenção nas capelas retabulares.
09 Dezembro 2018 (séc. XXI): Dedicação da nova Igreja Paroquial de Santa Eulália de Banho. Estamos a fazer história!
[1] As Memórias Paroquiais de 1758 são o resultado de um inquérito realizado a todas as paróquias de Portugal, ordenado pelo Marquês de Pombal.
CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA
- Época(s) construtiva(s): .
- Síntese histórica: .
BIBLIOGRAFIA